Já ouviu falar em Loja Conceito ou Flagship Store?
Hoje vamos falar de um assunto que mais amamos na arquitetura, as LOJAS CONCEITO, também conhecida no varejo como FLAGSHIP STORE ou CONCEPT STORES.
Mas o que seria essa loja conceito?
- É A LOJA QUE APRESENTA A IDENTIDADE DA MARCA
- É O LABORATÓRIO PARA A EXPOSIÇÃO DE PRODUTOS
- TRADUZ A ESSÊNCIA DA MARCA
- É UM MODELO PARA AS FRANQUIAS
- APRESENTA MOBILIÁRIO CONCEITUAL
- CRIA TENDÊNCIAS
- APRESENTA INOVAÇÃO NO SEGMENTO, OU SEJA, SE DIFERENCIA DOS CONCORRENTES.
- CRIA DIFERENCIAL COMPETITIVO
- POSSUI IDENTIDADE E DESIGN
Nos últimos anos, muitas grifes multinacionais investiram em lojas conceito. Essa tendência chega ao Brasil para atender uma nova classe consumidora, que mudou hábitos de compras, tornando-se mais exigente quando se trata de qualidade de produto e serviço.
Exemplos internacionais, a loja Cubo da APPLE na 5ª Avenida de Nova York, Loja da LUSH na Oxford St. em Londres, ou a loja das HAVAIANAS na Oscar Freire em SP.
Para que a loja venha a se tornar conceito, o produto deve ser exposto de forma atraente, e original.
Nesse sentido, a loja conceito diferencia-se pelos seguintes aspectos:
- iluminação, cenário luminotécnico
- música, som ambiente
- ambientação, decoração acolhedora
- cheiro, estímulos olfato através de vaporizadores com aromas
- posicionamento do produto no PDV
- visual merchandising
- atendimento personalizado
- mapa de jornada de consumo intuitivo
- EXPERIÊNCIA DE CONSUMO
- STORY TELLING, contar histórias
As flagships inovam na forma de relacionamento com o público, baseada na experiência. Além de aproximá-lo da marca, permite registrar informações relevantes a partir da interação proporcionada.
Agora conta para gente quais outras lojas conceitos que você visitou e gostou?