Vamos apresentar como é possível fazer uma reforma simples, sem fechar a loja e mudar completamente a cara do negócio com pequenas mudanças!
O nosso desafio nesta reforma de loja de material de construção era criar espaço para um showroom de acabamentos hidráulicos e revestimentos, mas sem qualquer possibilidade de ampliação de área. Um desafio, enorme, não é mesmo?
- Iniciamos pela análise de vendas da loja do último ano, identificando os principais produtos vendidos em cada setor.
- Após esta avaliação é que conseguimos definir a nova setorização da loja, e a melhor localização para cada tipo de produto no layout.
- Então revisamos o tipo de público alvo que desejávamos atender, e assim definimos a nova cara e estilo da loja.
- A partir deste ponto é que o projeto de arquitetura iniciou a criar forma, na qual destaco:
A Padronização da rede: através de móveis com design sob medida, cores que evidenciassem os produtos, e formas que não chamassem a atenção para a arquitetura e sim para os setores da nova loja;
- Ampliação do sistema de autoatendimento: antes restrito praticamente em 80% ao atendimento pelos funcionários, havia uma balcão no meio da loja que criava uma barreira física impedindo os clientes de circularem livremente;
- Na nova setorização: os produtos foram reorganizados dentro da loja de modo a criar um caminho mais intuitivo ao realizar as compras, como acontece em um supermercado, sem qualquer barreira. Os produtos que mais vendiam na loja foram destacados, já os produtos que quase não vendiam e tomavam espaço foram eliminados do mix ofertado no showroom;
- A Iluminação foi complementada, e adequada para direcionar o olhar do cliente;
- Criação de Vitrine para destaque de produtos, que não existiam, antes havia apenas adesivos promocionais ou possibilidade de ver o interior da loja.
Resultados após 04 meses de mudanças:
- Dobrou o tempo de permanência do cliente dentro da loja, que agora aguarda o atendimento já olhando os produtos na área do showroom ou se autoatendendo,
- Retorno positivo dos clientes sobre as mudanças e como a loja se tornou atrativa e que se sentem acolhidos no interior
Aumento das vendas nos produtos de acabamentos em 30% - Aumento das vendas nos produtos de acabamentos em 30%
Neste projeto fica claro que o objetivo principal vai muito além de apenas deixar o espaço mais bonito, e sim, deixar a loja mais atraente e confortável aos clientes. Ao destacar as áreas de maior interesse da loja, facilitando a sua exposição.
Mudanças pontuais, que garantiram um resultado real nas vendas e satisfação dos clientes!
Muito bom e útil este site!
Gostei muito.
Parabéns!
Obrigada!!!